quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Porque para mim continua actual


Há três anos coloquei aqui, no “Farol”, este post.

Chove dentro de mim: Uma chuva miudinha e irritante que vai tornando tudo cinzento e frio.
Não me apetece levantar, insisto comigo várias vezes e acabo por desistir chamando-me… “palhaço”.
Fecho os olhos, não quero sentir mais nada, quero estar só.
“És um palhaço, palhaço”.
Não sei porquê, da memória, qual zunido provocante de mosquito, chegam-me fragmentos de uma história lida e relida mil vezes na minha infância.
Tento enxotar a lembrança, mas em vão.

“Era uma vez um Palhaço com um nariz muito grande e uns olhos que brilhavam como estrelas. E quando ria parecia a escala musical: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó!”

Matilde Rosa Araújo e o Palhacinho Verde! O circo da vida e o palhaço mágico.
O palhaço que encarava as agruras da vida com gargalhadas cristalinas.
As suas gargalhadas eram música.

Ri palhaço, ri-te Argos!
Continua rir, transforma a chuva miudinha em risadas e as risadas em notas de música e as notas de música em arco-íris ou estrelas e….e não é fácil!
Pois não, mas quem disse que era?
Pelo menos já sorris…
E hoje afinal quero ser palhaço de mim!

Bem…isso foi como eu disse há três anos,agora  não quero mais ser palhaço de mim.
Se me apetecer chorar quero somente chorar sem transformar lágrimas em gargalhadas.
Se me apetecer rir, quero somente rir sem esconder tristezas.
Se me apetecer desistir ou seguir em frente, quero ser eu, somente eu. 

38 comentários:

  1. Chorar é libertar o que na alma está a mais... é limpar o sentir negativo, é curar e ressuscitar! Tu serás o centro de ti e as escolhas virão sempre do interior de ti! Que continue a fazer sol, mesmo que chova!

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,

      Tens razão no que escreves, só há um pequenino "mas".
      Nem sempre as escolhas poderão vir de mim, não todas.

      Abraço

      Eliminar
  2. Belo o teu Poema,bela a ideia nele contida
    e, finalmente, belíssima a resolução tomada!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isa,

      Não é um poema, são só "divagações", bem gostava de ser poeta!
      A resolução que tomei, ou que tento tomar?
      Não sei se é belíssima porque pode magoar outras pessoas.

      Abraço

      Eliminar
  3. Meu Amiguinho
    É assim mesmo que se escreve...se é que sente isso mesmo!
    A verdade interior deve sempre sobrepôr-se áquilo que eventualmente possamos não gostar em nós.
    Deixo um abraço grande e forte como a sua força de vontade.

    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariz,

      Fiquei feliz por vê-la aqui.
      A sua mensagem fez-me sorrir.
      Recordei-me que a Mariz uma vez, há muito tempo, disse num mail para mim, uma coisa muito parecida: Eu teria de me libertar!
      Mas é muito difícil sabia?

      Abraço grande

      Eliminar
  4. Lindo teu querer: ser tu mesmo.Isso é o melhor! abração,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Chica,

      Será que podemos ser mesmo nós? Fazer as nossas escolhas sem magoar?

      Abraço

      Eliminar
  5. Olá amigo Argos

    Todos temos os nossos dias, dias cinzentos, frios, com chuva irritante dentro de nós e dias radiosos, amenos, dias em que o lindo azul do céu nos invade a alma e nos conforta o coração.

    "O circo da vida", o grande palco que é a vida e nós os actores...

    Não podemos mudar o que está estabelecido e muito menos a sociedade mas, isso sim, podemos mudar a nossa maneira de ver e estar na vida. Podemos transformar os nossos dias chuvosos em dias radiosos, podemos não nos deixar aprisionar por coisas sem importância e prestar mais atenção ao que realmente vale a pena, áquilo por que, na realidade devemos lutar, lutar com todas as nossas forças...

    E, como na parte final do teu post mudaste o teu discurso em relação ao post de há 3 anos atrás, também irei mudar o final deste meu comentário que ficará assim:

    Gostaria que, na realidade e para sempre, não mais quisesses ser palhaço de ti. Que chores quando te apetecer e jamais transformes as tuas lágrimas em gargalhadas. Que rias mas rias com vontade e sem ser para camuflar a tristeza e a angústia. Que sejas tu, tu mesmo, sem máscara ou disfarce de palhaço.

    Por último ainda te tenho a dizer, ou melhor, a pedir uma pequenina coisa mas que para mim faz toda a diferença: mesmo que te “apeteça”, que te apeteça muito desistir, nunca o faças... segue sempre e sempre em frente, sem hesitações. O nosso caminho está sempre à nossa frente, nunca ao lado e muito menos atrás. Olha em frente e segue, avança, mesmo que a tua vontade nesse momento seja contrária. Não é por isso que deixarás de ser tu, somente tu.

    E agora, mesmo que não te apeteça mas a meu pedido, SORRI...

    Um grande abraço desta tua amiga que, apesar “dos apesares", está neste momento sorridente porque confia em ti e acredita que acederás ao seu pedido de olhar e seguir sempre e só em frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu depois, mais logo, comento. O mail não me avisou desta postagem.
      Mas não foi por isso que vim aqui. Para os dois, Argos e Tétis, têm um mimo lá no Pena. Vão lá buscá-lo e....

      Tétis,
      Eu sei que me ofereceste um selo há cerca de uma ou duas semanas. Só não o levei porque não sei como fazer. Ensinas-me?

      Abraços grandes aos dois
      (Eu volto para comentar Argos)

      Eliminar
    2. Tétis,

      Em primeiro lugar agradeço teres respondido.
      E depois...
      Depois vamos ao post e à tua resposta.
      Não sei muito bem se o entendeste, mas de qualquer forma vou dizer-te:
      Há muitos anos, em criança, para ser mais preciso, que aprendi que há coisas que não se pode mudar nunca.
      Que há dias bons e dias menos bons e há dias a recordar sempre.
      Que há horas em que dói muito, que há horas em que dói pouco.
      Aprendei que é mais fácil desistir do que lutar e por isso luto sempre.
      Aprendi que há coisas sem importância para os outros e que para nós são importantes.
      Também aprendi que por vezes é melhor ser palhaço de mim com tudo o que isso implica. Mas não quero mais.
      Pedes-me para sorrir?
      Não sabes que é mais fácil sorrir do que chorar? Principalmente se não conseguirmos limpara as nossas lágrimas?
      Mas eu faço as duas coisas em profusão!
      Pedes-me para seguir em frente?
      Nunca fiquei parado e não penso desistir de viver, pelo menos enquanto se mantiver todo o amor familiar que me rodeia.
      Posso é ter novos projectos e querer desistir de outros, repensar, entendes?
      Resumindo, mesmo sendo mais fácil ser palhaço de mim, não quero sê-lo, nem de mim nem dos outros.

      abraço grande

      Eliminar
    3. Argos

      Começo pelo princípio da tua resposta pedindo-te que me esclareças algo que não entendi. Porque motivo me agradeces por ter respondido? Se eu sempre respondo, comento nos teus posts, confesso que não entendo o porquê do agradecimento (???).

      Depois devo esclarecer-te, caso não te tenhas apercebido, que o comentário que fiz é, metade dele, o mesmo que fiz há 3 anos atrás quando colocaste este mesmo post. Alterei o comentário e acrescentei de acordo com as tuas alterações ao dito post. Daí também não entender porque dizes que não entendi o post, provavelmente estarás a referir-te à sua última parte, àquela que é diferente da do post anterior...

      O que te peço, para sorrir, para chorar, para seguir em frente, para não desistir, obriga-me a fazer-te outra pergunta: quantas vezes eu já te fiz estes mesmos pedidos e outros semelhantes? Não entendo a admiração uma vez que já nos "conhecemos" há 6 anos e sempre falamos sobre tudo isto.

      Entendo que possas ter novos projectos, o que louvo e aplaudo. Acredita que fico muito feliz por isso. Mas sabes muito bem que há uma palavra que detesto e que me arrepia quando a ouço - desistir, surja ela em que contexto surgir. Daí eu pedir-te que não desistas, ou se quiseres e neste caso, o dos novos projectos, substitui o desistir por "dar menos atenção" ou "acrescentar novos projectos aos já existentes". Porque não utilizaste no teu post, como fizeste aqui na resposta, a palavra "repensar" que, ao que parece é isso mesmo que queres fazer?

      Desculpa mas cada qual tem as suas manias e tu já me conheces bem...

      Resumindo, tal como tu também acho que não deves ser palhaço de ti e muito menos dos outros. Mas, isso só de ti depende.

      Um abraço amigo

      Eliminar
    4. Tetis,

      tu e eu, ao longo de 6 anos, pedimos um ao outro o mesmo (por razões diferentes)!
      :)

      Quanto ao ser palhaço...se sou de mim, sou porque quero, se sou dos outros, por vezes não depende de mim.
      Se sou descriminado em muitas situações diárias, sinto-me mesmo um palhaço, acredita que é verdade. E eu não quero isso. Se serei capaz de mudar?
      Não sei pelo menos vou tentar.

      Abraço


      Eliminar
    5. Tétis,

      Esqueci!
      Pelo que agora percebi, o desafio que o JP nos deixou é para respondermos individualmente.
      Como sabes trapalhão que sou com imagens, proponho o seguinte:
      Respondo só ás perguntas no "Curtinhas" e digo somente o nome do tema que quero dedicar.
      Tu colocas no teu desafio a imagem muito direitinha e o vídeo do tema que queres dedicar, assim todas as pessoas entendem e fica tudo XPTO!

      Abraço fgrande

      Eliminar
  6. JP,

    Tudo bem, sem stress, voltas quando puderes.
    O mail não avisou? O mail por vezes é assim, pelo menos o meu costuma pregar-me partidas!
    Um mimo para nós?
    Já fui espreitar, muito obrigado por te lembrares de nós.
    Quando temos desafios destes, costumamos dividir as respostas, mas a Tétis decide como fazer, ela é a Capitã deste barco-farol e também a única menina, por isso...

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, o mimo é para os dois, não é para o Farol. Ou seja, cada um recolhe e responde. Entendido?

      Ora bem. Agora posso comentar. Queres que seja sincero. Não gostei da primeira parte deste teu post. Do de há 3 anos. Há três anos também não gostaria. Nem A Matilde Rosa Araújo (espero estar certo). E não vou dizer que não gostei porque tu já respondeste. É mais fácil desistir do que lutar e tu lutas sempre. E já respondeste noutro lado - aprendeste, desde cedo, que há coisas que não se podem mudar, logo...

      Sabes eu estou fora, vou lendo o que escreves, o que pensas, e vou construindo a casa, mesmo sem portas mas com janelas. Posso enganar-me, mas sempre fazemos um "desenho" da pessoa com quem "falamos". E gosto da maneira como és, como escreves, dos sentimentos que deixas nas palavras que pintas. Nas vírgulas que semeias. Em poucas palavras, se há pessoas de quem gosto, de quem simpatizo, somente pela escrita, tu estás na linha da frente seguramente. Por tudo.

      Depois a última parte já gostei mais. Já és mais tu. Também já tens mais 3 anos, se as contas baterem bem. Aprendeste a voar. Aprendeste a gritar. Aprendeste a sorrir. Já não te apetece ser palhaço de ti mesmo, mas olha que não tinha mal algum. Já contaste piadas que os outros não perceberam? o mal estava neles, não em ti!

      Sabes, este post é muito parecido com o meu, e até com outro que escrevi há tempos. Não consegues, por muito que tentes, por muito que queiras, ser só tu. Tens de sair de ti para saberes quem és. E vais ver, que visto de fora vais gostar mais de ti. E dos outros. E aprendes a conhecer-te. E não interessa olhar para as estrelas, pois por muito que olhes elas nunca sairão do sítio em que as vês!

      Para terminar, antes que me expulses, nunca desistas de ti. Se queres sorrir, sorri. Em cascata se preciso for. Se queres chorar, chora. Em profusão, como dizes. Deixa chover dentro de ti, pois a alma aproveita....fica limpa! E lembra-te sempre de uma velha máxima minha - há sempre duas vidas: a que realmente temos e a que gostaríamos de ter! E só temos uma.

      Abraço dos grandes!!

      Eliminar
    2. JP, entendido.
      Mas nós somos três e o Zé Parafuso também nos desafiou, por isso respondemos os três no "Curtinhas", se estivermos todos de acordo.
      Um desafio a triplicar!

      Abraço grande

      Eliminar
    3. E agora o post...

      JP, aceito que não gostes da primeira parte. Eu por norma nunca gosto do que escrevo! :)
      ( percebi o que queria dizer, estou só aa brincar, não leves a mal).
      Da segunda parte gostas mais? Mas é muito difícil concretizar e só temos uma vida, quer gostemos dela ou não.

      Abraço grande



      Eliminar
    4. Argos

      Não consigo ver onde está o desafio do Zeparafuso.

      Estou de acordo em que respondamos os três mas quanto ao local, gostaria de discutir contigo (não sei se Poseidón está disponível) no messenger. Entro agora, pode ser que te encontre.

      Até já. Abraço

      Eliminar
    5. Tétis,

      O mesmo desafio no blog do "Zeparafuso", diz para "Curtinhas".
      Já enviei mensagem por mail a ti e ao Jean.
      Estou no messenger, não há ninguém.
      Que tal falarmos por mail?

      Abraço

      Eliminar
  7. Realmente...é bem isso...e temos que continuar em frente...pq no fim somos só nós mesmos!

    []s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael,

      Continuar em frente, sempre ou somos os maiores covardes!
      (o problema é que não sabemso como vamos reagir ao virar da esquina)

      Abraço

      Eliminar
  8. Seguir adelante es la única meta que nos debemos proponer todos, si se tiene que reír, se ríe, y si se tiene que llorar, se llora, las lagrimas limpian el alma.Muy buena entrada Argos,y tienes toda la razón, seguir siendo nosotros mismos.Un besos de buenas noches.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carmen,

      Mas é muito difícil rir e chorar quando temos vontade!

      Abraço

      Eliminar
  9. Tu? Tu és tu próprio e as tuas características.

    Todos choramos, todos rimos.
    Todos temos dias de tristeza, outros dias não tanto.
    Todos temos sucessos e insucessos.

    Todos?
    Todos temos - com maior ou menor dificuldade, as dificuldades inerentes à própria vida -, de lutar por sonhos e objectivos.
    Todos temos dias em que o céu parece cair nas nossas cabeças, e outros em que o sol é uma promessa.

    Todos?
    Somos obrigados a seguir em frente.
    Somos obrigados a ter coragem.

    Somos?
    É nosso dever pensar que somos importantes para tantos que necessitam, quer gostem, ou não de nós.

    Somos GENTE, que "diabo", somos GENTE!
    Gente de carne e osso, gente com alma, gente que tem (ou deve ter) um rumo, gente com gente à volta.
    Gente!

    Desculpa se me excedi.
    Não retiro uma virgula ao que disse.

    Abraço grande.

    P.S. Ser palhaço é ser útil, muito útil.


    ResponderEliminar
  10. Teresa,

    Queres um copo de agua?
    Talvez o espumante do JP te faça melhor!
    Estas mais calma?
    OK!

    Eu sei que sou gente. Se sou importante para alguém?
    Para a minha família e isso é tudo para mim, mesmo que por vezes ande à deriva!

    Abraço grande

    P.S. Ser palhaço, por vezes não é útil para ninguém!

    Podes "bater"!






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso Argos,
      Desculpa eu discordar de ti. No meu comentário já tinha dito isso. Desta vez concordo com a Teresa (hein....o que disse? concordo com a Teresa?). Ser Palhaço Pode ser útil. Pode mesmo na minha modesta opinião. Quando estamos alegres ( e não precisamos de espumante do meu, que de facto é bem melhor que a água) somos capazes de fazer feliz alguém. E isso representa a essência do Palhaço. Fazer alguém feliz....nem que seja a nós próprios!

      Abraço?
      Grande?
      Não me bates?

      Eliminar
    2. Argos,

      Prefiro um chá de tília, pode ser?! O espumante do JP só ia aumentar a minha irritação. Não, não era pela falta de qualidade...

      Andar à deriva? Todos andamos, em certos momentos/fases das nossas vidas, ou pensas que não?

      Pronto, não bato mais, mas...
      ... mas não me irrites.

      Com licença.

      JP, concordaste comigo? De certeza?
      Ah!...
      Está bem!

      Abraço aos dois.

      Eliminar
    3. JP,

      Quando eu sou palhaço de mim, estou a construir uma "barreira".

      Abraço grande e não te bato. Já chega a menina Teresa!

      Eliminar
    4. Teresa,

      Mas onde é que a menina viu escrito que "SÓ" eu tinha dificuldades ou que "SÓ" eu andava à deriva?
      Já não te disse muitas vezes que eu até tinha muita sorte?
      Mas por vezes ficamos em baixo, só isso.

      Toma o teu chazinho devagarinho, respira fundo e vê lá se te acalmas!

      Abraço grande

      A pergunta que fizeste ao JP foi o quê? uma ironia com ameaça À mistura?
      :)




      Eliminar
    5. Argos,
      Uma barreira? Se tu o dizes....mas nós podemos chegar a ti, certo? Ficaria desiludido, se assim não fosse.

      Ainda bem que não me bates, porque a Teresa deve andar com uma vontadinha....realmente eu concordei com ela, mas parece-me que a resposta dela tem ali um "Ah" que não sei o que quer dizer! Será ameaça? Ironia? as duas coisas?

      Eu quero acreditar na bondade da Teresa, mas....

      Abraços aos dois

      Eliminar
    6. Resposta dois em um, ou seja, para os meninos Argos e JP.

      Argos,
      Já tomei o chá, e sim, todos temos altos e baixos. Aleluia, concordámos!!!

      JP,
      Tiveste a aproximação. Nem ameaça, nem ironia, mas...?
      ... mas alegria.
      Não seria de considerar esta hipótese?

      Ai, ai, meninos!!!

      Abraço aos dois.

      Eliminar
  11. Não é fácil. Mas seria o mais honesto, mostrar o sentimento real, seja choro ou riso, sem disfarces.

    Acho que nossa preocupação com o outro, nos faz inverter ou ocultar emoções, nos momentos em que pensamos mais no próximo do que em nós mesmos.

    Aquelas pinturas de palhaço com lágrimas escorrendo, expressam bem esse conflito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá rosa,

      Nunca somos "mesmo nós" pois não?
      Ou porque temos medo de magoar, ou porque não queremos que nos magoem!
      A imagem, é mérito da Tétis, ela ajuda-me sempre a escolher e coloca a foto

      Abraço

      Eliminar
  12. Hola Argos,

    QUIEN NO ES PAYASO?

    Tu sabes que yo tb me hago muchas veces el tonto.
    Ah! y otra cosa para que no dudes ( dudar te hace ir para adelante),
    que cuando estoy contigo a conversar en Messenger tb me haces feliz, mejor ando con saudades de estar contigo en messenger y nuestra capitan y princesa Tétis.

    La vida nos da a todos de todo, momentos para reir y llorar y lo importante es vivir.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola Poseidón,

      Y cuando te haces "el tonto" me dan ganas de "pegarte"!
      :):):)
      Obrigado pelas tuas palavras e tens razão, o importante é viver!

      Abraço grande

      (quando quiseres falar comigo no messenger, já sabes como deves proceder)

      Eliminar
  13. Me alegra saber que eso fue hace tiempo y que ahora tengas ganas de reir. Siempre hay que seguir adelante, es difícil pero si tienes gente que te quiere a tu alrededor, es más fácil y estoy segura de que tienes muchísima gente que te hace feliz.

    Un abrazo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jessica,

      Tens toda a razão. Tenho a minha família que me ama e que me dá força para seguir em frente.
      (e alguns amigos também)

      Abraço

      Eliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.