terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tédio


Tédio Tenho as recordações d'um velho milenário!

Um grande contador, um prodigioso armário,
Cheiinho, a abarrotar, de cartas memoriais,
Bilhetinhos de amor, recibos, madrigais,
Mais segredos não tem do que eu na mente abrigo.
Meu cer'bro faz lembrar descomunal jazigo;
Nem a vala comum encerra tanto morto!

— Eu sou um cemitério estranho, sem conforto,
Onde vermes aos mil — remorsos doloridos,
Atacam de pref'rência os meus mortos queridos.
Eu sou um toucador, com rosas desbotadas,
Onde jazem no chão as modas despresadas,
E onde, sós, tristemente, os quadros de Boucher
Fuem o doce olor d'um frasco de Gellé.

Nada pode igualar os dias tormentosos
Em que, sob a pressão de invernos rigorosos,
O Tédio, fruto inf'liz da incuriosidade,
Alcança as proporções da Imortalidade.

— Desde hoje, não és mais, ó matéria vivente,
Do que granito envolto em terror inconsciente.
A emergir d'um Saarah movediço, brumoso!
Velha esfinge que dorme um sono misterioso,
Esquecida, ignorada, e cuja face fria
Só brilha quando o Sol dá a boa-noite ao dia!

Charles Baudelaire, in "As Flores do Mal"

8 comentários:

  1. Põe Baudelaire e tens aqui...

    Sem tédio:)

    ResponderEliminar
  2. Olá amigo Argos

    Com tédio ou sem tédio, Baudelaire é sempre bem vindo e deliciosamente lido.

    Gosto da força dos seus versos e "As Flores do Mal" nunca me cansam.

    Um enorme abraço muito amigo

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema... não conhecia..Bom dia... abraços

    ResponderEliminar
  4. Argos,

    Baudelaire?
    Estou entre os meus!

    Quem diz que o tédio é sempre...
    um "tédio"?

    "O Tédio, fruto inf'liz da incuriosidade,
    Alcança as proporções da Imortalidade."

    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. Hola ARGOS,

    Elegistes un poema muy bueno de Charles Baudelaire.

    Parabéns amigo.

    ResponderEliminar
  6. Baudelaire un gran poeta!

    Os dejo un abrazo para los res.

    maite

    ResponderEliminar
  7. Gracias por compartir tan bello poema.

    Un gusto volver de nuevo por aquí.

    Feliz semana. Besos. María.

    ResponderEliminar

Cada comentário a este post é mais um Facho de Luz que nos ilumina.
Mas, se apenas quiser assinalar a sua presença, dar-nos um recadinho ou dizer-nos um simples “olá”, poderá também fazê-lo no nosso Mural de Recados.
A equipa do Farol agradece o vosso carinho e Amizade.